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07122019
Projeto prevê aulas de ciclismo e civismo para crianças PAG4


Encontra-se protocolado junto a Prefeitura de São João da Boa Vista um projeto voltado para a educação no trânsito e a cidadania na rede pública de ensino. Intitulado “Escola de Ciclismo, um Novo Paradigma da Sociedade”, a proposta é uma iniciativa do advogado Rui Jesus Souza, presidente da Associação de Ciclistas Bikers Mogiana, e tem como foco inicial os alunos com idade de 5 a 12 anos.


O projeto oferecerá aulas de educação no trânsito e cidadania, além de possibilitar as crianças que aprendam a andar de bicicleta durante as atividades práticas. Os instrutores serão professores de Educação Física devidamente registrados e que serão treinados para oferecer conteúdo que aborda leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos, sinalização usada por ciclistas e, ainda, conceitos como o respeito aos idosos e aos companheiros.


“A criação deste projeto junto às Escolas Públicas, seguramente irá contribuir para que os jovens extravasem suas energias no esporte, no caso o ciclismo, beneficiando assim sua formação física como homem e cidadão, sem antes mencionar que iremos conseguir revelar novos atletas para eventos em nossa cidade e as possibilidades de descobrir grandes talentos”, explicou o advogado.


A proposta prevê a formação de uma equipe com professores de Educação Física, psicólogas e assistentes sociais. “Toda a verba virá da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo e das parcerias público privadas, com seus patrocinadores que irão acompanhar nosso projeto.


Importante será a participação de uma assistente social e de uma psicóloga nas atividades em sala com as crianças e que darão todo o suporte social e pedagógico”, comentou. “Além disso, durante o desenvolvimento deste projeto, enviaremos um questionário para a família, perguntando se eles perceberam alguma evolução nas crianças”, completou o presidente da Associação de Ciclistas.


A PROPOSTA

Com uma estrutura bem articulada, o projeto “Escola de Ciclismo, um Novo Paradigma da Sociedade” define a implantação do ciclismo na grade curricular, sendo que semanalmente ou mensalmente, os alunos que tenham interesse participarão de atividades ciclísticas, com treinamento para competições entre escolas públicas, a serem realizados anualmente, com premiações. Esta iniciativa visa futuramente organizar eventos de competições entre escolas públicas e particulares, abrangendo ainda mais crianças.


A proposta ainda visa a realização de um levantamento viário, urbano e social com diagnóstico detalhado para que seja definido – em conjunto com os técnicos locais – o projeto final, níveis de intervenções, custos envolvidos, cronogramas de obras e implantação. “Paralelamente ao diagnóstico da situação, desenvolvemos e ministramos cursos sobre gestão de planejamento cicloviário, segurança no trânsito e educação para ciclistas e outros envolvidos”, destacou Rui. “Desenvolvemos também estudos de comunicação, de forma a maximizar a divulgação do projeto para a comunidade, com a utilização das diversas mídias disponíveis e viáveis, cumprindo, ao mesmo tempo, uma função educativa”, completou.


OUTRAS MEDIDAS



Além disso, o projeto prevê a implantação de ciclo-redes – sistema de rotas para ciclistas e não motorizados, constituído de caminhos viáveis, seguros e sinalizados, alternativos aos corredores saturados –, ciclofaixas e ciclovias, bicicletários em locais estratégicos para criar facilidade de estacionamento e incentivar a integração do ciclista com outros meios de transporte, entre outras ações, como educação para ciclistas e implementação de cursos de treinamento com o objetivo de instruí-los tanto na utilização da bicicleta com ênfase na segurança para o trânsito, como no comportamento cívico.


Também faz parte do projeto e realização de atividades de ciclismo nas escolas semanalmente ou mensalmente, conforme a estruturação da rede da educação, e ainda competições ou olimpíadas entre as escolas inscritas nos finais dos semestres.
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