avatar
CANAL INTERATIVO
Admin
Mensagens : 317
Data de inscrição : 25/11/2018
http://interioronline.forumeiros.com
06092019
Câmara Municipal fará conserto do tomógrafo da Santa Casa Pag3-cima


Nas últimas semanas, o tomógrafo da Santa Casa parou de funcionar devido à necessidade de manutenção e, com isso, os pacientes que dependem do exame estão sendo levados para realizá-lo em Poços de Caldas (MG). Esse problema, entretanto, está perto de chegar ao fim e ser mantido, ao menos, pelos próximos dois anos.


A solução para colocar fim a esse problema que ocorre, em média, uma vez ao ano foi encontrada pela Câmara Municipal. Em comum acordo entre os vereadores, a sobra orçamentária do Legislativo sanjoanense será destinada ao hospital, para que consiga fazer a manutenção do aparelho nos próximos dois anos.


O valor mensal para que o equipamento seja mantido em funcionamento é de R$ 13.800. A Câmara irá repassar à Santa Casa o montante de R$ 331.200, total esse referente aos 24 meses acordados entre os vereadores.


Patrícia Magalhães (PSDB) foi a mediadora entre hospital e Legislativo para que o acordo pudesse ser fechado. 


“Ano passado já havia proposto essa contribuição, entretanto, em comum acordo, outro destino foi dado para a verba por meio de votação. Agora, foi aventada novamente essa ideia, a qual foi acatada pela Câmara. Com isso, na semana passada, eu e um grupo com mais sete vereadores fomos à Santa Casa e fizemos essa proposta, que acabou sendo aceita”.


A vereadora salientou que a contribuição será possível já projetando o duodécimo (sobra orçamentária) da Câmara. Ela destaca que a Prefeitura de São João irá fazer o adiantamento da verba e irá recebê-la de volta em dezembro, quando o Legislativo faria a devolução do montante que não foi utilizado durante o ano.


“O orçamento do Legislativo é fruto de verba repassada pela prefeitura. E a Câmara de São João da Boa Vista é uma das mais econômicas do país, o que proporciona uma sobra orçamentária no final do ano, que é devolvida aos cofres do Executivo. Por conta disso, vamos conseguir que essa sobra seja destinada para o pagamento de dois anos da manutenção do tomógrafo. O prefeito [Vanderlei Borges de Carvalho] vai antecipar o valor e, no final deste ano, o montante voltará para os cofres da prefeitura”.


NORMALIZAÇÃO
Com o acordo fechado em concordância entre os vereadores, Patrícia Magalhães pontua que agora restam apenas trâmites burocráticos para que o tomógrafo seja colocado em funcionamento novamente.


“Estou conversando com os diretores da prefeitura em relação ao prazo de tramitação dos documentos para que, o mais rápido possível, a verba possa ir para a Santa Casa e o tomógrafo volte a funcionar. Eles falam em, no máximo, dez dias para que todos os trâmites sejam finalizados. A gente está lutando para que esse prazo seja diminuído, para que possamos colocar o equipamento para funcionar e beneficiar a população que necessita dele”.


A vereadora ressaltou, ainda, que é necessário que essa normalização seja feita o mais rápido possível, pois a tomografia é feita, na maioria das vezes, para casos de urgência médica.


“Sabemos que o tomógrafo, além de outras situações, é utilizado em casos de urgência. Então, não podemos ficar sem o equipamento. Hoje os pacientes estão indo para Poços de Caldas, pois é o local mais perto, com custo menor, para que o procedimento possa ser feito. Porém, há um risco para a população, pois é um exame que precisa ser feito com rapidez. Fico muito feliz que estejamos atuando de maneira a trazer soluções para a população”, finalizou.
Compartilhar este artigo em:diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Comentários

Nenhum comentário.

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum