avatar
CANAL INTERATIVO
Admin
Mensagens : 300
Data de inscrição : 25/11/2018
http://interioronline.forumeiros.com
02082019
Cerca de 20 mil eleitores de São João podem perder o Título de Eleitor 15105909618710







Os eleitores de São João da Boa Vista precisam se apressar para não terem o Título cancelado e, além de ficarem inaptos a votar nas Eleições de 2020, agravarem diversas complicações. Dos 67.919 sanjoanenses com direito a votar, cerca de 20 mil ainda não fizeram o recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral e tem até o dia 19 de dezembro para regularizar a situação.


O chefe do Cartório Eleitoral de São João da Boa Vista, Domênico Costa, explicou que a biometria é apenas um processo de revisão em que estão sendo recontados todos os eleitores da cidade.


Sobre os eleitores que acabarem não realizando o recadastramento, revelou que eles terão o Título de Eleitor cancelado, ficando sem o direito de voto e estarão sujeitos a diversos outros problemas que este cancelamento pode acarretar, como, por exemplo, perder o CPF.


“Além de [o eleitor] não poder votar com o cancelamento do título, não poderá tirar ou renovar Passaporte, não vai poder se matricular em universidades, não poderá recolher benefícios vinculados ao CPF. Ou seja, se o título for cancelado, há grande chance do CPF também ser”, alertou.


AGENDAMENTO

Para realizar o cadastro biométrico, o chefe do Cartório Eleitoral recomenda que o eleitor faça o agendamento pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br). Desta forma, assim como ele explica, a pessoa será atendida pontualmente no horário e no dia escolhido, evitando espera em fila.


“No site há todos os horários disponíveis para que o recadastramento possa ser feito, lembrando que, no momento do agendamento, o eleitor precisa selecionar o nosso Cartório Eleitoral. O eleitor vai escolher o dia e o horário que deseja fazer a biometria, desta forma, será atendido pontualmente por nós na data e hora desejada. Se não for agendado e a pessoa for direto ao Cartório é claro que vai ser atendida, temos um funcionário exclusivo para quem não fez o agendamento. 


O eleitor terá apenas que esperar na fila e aguardar para ser chamado”, comentou.


O Chefe do Cartório Eleitoral esclareceu que o atendimento leva em torno de 10 a 15 minutos e alarmou para a necessidade de o eleitor levar o título de eleitor antigo, o RG e, obrigatoriamente, um comprovante de residência.


“Não há custo nenhum para a emissão do novo título com esse cadastramento biométrico. Só haverá algum custo se o eleitor não tiver votado nas eleições passadas, pois ele vai ter que regularizar a situação eleitoral”, disse.


Em caso de dúvida sobre já ter feito ou não o recadastramento, o chefe do Cartório disse que basta conferir o próprio Título de Eleitor. “Se no Título de Eleitor estiver escrito ‘Identificação Biométrica’ é porque o recadastramento já foi feito”.


FUNCIONAMENTO E PLANTÕES

Por conta da revisão biométrica, o Cartório Eleitoral possui horário estendido das 9h às 18h e realiza plantões um sábado por mês para atender eleitores que, por razão de trabalho, estudo e/ou locomoção não possa realizar o recadastramento durante a semana.


O próximo plantão de sábado será no dia 10 de agosto, sendo que o atendimento ocorrerá das 8h às 14h. O Cartório Eleitoral sanjoanense fica localizado à rua Dilo Gianelli, 88, no Parque das Nações.
Compartilhar este artigo em:diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Comentários

Nenhum comentário.

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum