avatar
Admin
Mensagens : 243
Data de inscrição : 25/11/2018
Ver perfil do usuáriohttp://interioronline.forumeiros.com
07062019
Suicídio: sinais podem indicar que pessoa precisa de ajuda Gd_06010

Assunto complexo, o suicídio é um problema que tem mobilizado a sociedade sanjoanense, principalmente devido aos recentes casos ocorridos no município. Para se ter ideia, São João da Boa Vista figura entre as cidades com maior índice de mortes desta forma, conforme estudo publicado pelo Mapa da Violência.


Especialistas explicam que o suicídio é uma questão de saúde pública e não deve ser simplificado ou atribuído a uma única causa, pois trata-se do desfecho de uma série de fatores complexos que se acumularam na história daquela pessoa. Diante disso, buscar informação é fundamental, principalmente para os familiares.


Em entrevista ao jornal , a psiquiatra Carina Zuini comentou a respeito deste assunto. De acordo com ela, sabe-se que alguns fatores podem aumentar o risco de tentativas de suicídio, como desemprego, indivíduos solteiros e/ou sem filhos, extremos de idade, pessoas sem vínculo religioso e a presença de transtornos psiquiátricos, sendo a depressão, uma das doenças mais associadas a ideação suicida. Segundo a psiquiatra, indivíduos com transtorno de personalidade – principalmente o transtorno de personalidade borderline – têm maior prevalência de tentativas e pensamentos suicidas.


ATENÇÃO AOS SINAIS



Carina relata que é fundamental familiares e amigos ficarem atentos aos sinais que uma pessoa com tendências suicida costuma emitir. “Frases como ‘preferia morrer’, ‘quero sumir’, ‘não aguento mais’, por exemplo, servem de alerta. Além disso, mudanças de comportamento como isolamento, tristeza frequente e persistente, falta de prazer em atividades que anteriormente eram apreciadas são sinais de que a pessoa pode precisar de ajuda”, alerta.


Ao perceber estes sinais, a psiquiatra destaca que é fundamental procurar ajuda de um especialista. “Havendo a suspeita, um profissional de saúde mental deve ser procurado, a fim de confirmar ou descartar o risco e iniciar o tratamento, se for o caso”, orienta. “É imprescindível o apoio dos familiares: acolher, escutar e respeitar o espaço”, complementa Carina.


MOBILIZAÇÃO



Neste domingo (9) acontece a “Passeata de Valorização à Vida” no centro de São João da Boa Vista. A ação será na praça Cel. Joaquim José, às 14h, e partiu da iniciativa da Associação & Grupo Quatro Estações, ONG de Direitos Humanos representada pelo assessor de políticas para a diversidade, Chrysthopher Dekay, e do Grupo Ação Ombro Amigo, coordenado por Helder Trota. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre o suicídio, chamando atenção para que as pessoas saibam que existe ajuda profissional para lidar com este tipo de problema. O evento contará com a participação de profissionais da área da saúde, como médicos e psicólogos.


Onde buscar ajuda

A pessoa que necessita de ajuda não deve hesitar em buscar atendimento médico e psicológico ou até mesmo um grupo de apoio:


– CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil
Rua Silviano Barbosa, 54, Perpétuo Socorro
– CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial
Endereço: Rua José Primola, 55, Vila Valentim
– CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas
Endereço: Rua Maria José Gallo Lopes, 110, Vila Brasil.
– Centro de Valorização da Vida (CVV)
Atendimento é diário e funciona 24 horas por dia
Fone 188 ou através do site www.cvv.org.br
Compartilhar este artigo em:diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Comentários

Nenhum comentário.

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum