avatar
Admin
Mensagens : 243
Data de inscrição : 25/11/2018
Ver perfil do usuáriohttp://interioronline.forumeiros.com
28042019

Metade dos eleitores pode ter título cancelado PAG4-1



Metade dos eleitores pode ter título cancelado



Eleitores de São João da Boa Vista e Águas da Prata têm até o dia 19 de dezembro deste ano para realizar o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral sanjoanense. Caso não façam o procedimento, que é, na verdade, a recontagem das pessoas aptas a votar, além de não terem direito a voto nas próximas eleições, poderão ter diversas outras complicações, como, por exemplo, o cancelamento do CPF.

O prazo para realização da biometria teve início em fevereiro e, apesar de ainda estar longe de expirar, o alerta se faz necessário, segundo o chefe do Cartório Eleitoral sanjoanense, Domênico Costa, pois mais da metade dos eleitores de São João e Águas da Prata ainda não fizeram o recadastramento.

“É um processo de revisão. São recontados todos os eleitores da cidade. Os eleitores de Águas da Prata também precisam fazer esse recadastramento com a gente, pois fazem parte da nossa zona eleitoral. Aguaí também faz parte, mas os eleitores de lá já fizeram esse recadastramento antes de serem inseridos na nossa zona eleitoral. Em São João e Águas da Prata já foi feito o recadastramento em mais da metade dos eleitores. Entretanto, ainda restam em torno de 30 mil pessoas para realizar a biometria”, destacou.

Sobre os eleitores que acabarem não realizando o recadastramento, Costa revelou que eles terão o Título de Eleitor cancelado, ficando sem o direito de voto. Além disso, o chefe do Cartório Eleitoral pontuou os problemas que este cancelamento pode acarretar.

“Além de [o eleitor] não poder votar por conta do cancelamento do título, não poderá tirar ou renovar Passaporte, não vai poder se matricular em universidades, não poderá recolher benefícios vinculados ao CPF. Ou seja, se o título for cancelado, há grande chance do CPF também ser”, alertou.


AGENDAMENTO

Para realizar o cadastro biométrico, Domênico Costa recomenda que o eleitor faça o agendamento pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br). Desta forma, assim como ele explica, a pessoa será atendida pontualmente no horário e no dia escolhido, evitando espera em fila.

“No site há todos os horários disponíveis para que o recadastramento possa ser feito, lembrando que, no momento do agendamento, o eleitor precisa selecionar o nosso Cartório Eleitoral. O eleitor vai escolher o dia e o horário que deseja fazer a biometria. Desta forma, será atendido pontualmente por nós na data e hora desejada. Se não for agendado e a pessoa for direto ao Cartório, é claro que vai ser atendida, mas terá que esperar na fila, sem horário determinado para ser chamado”, comentou.

O Chefe do Cartório Eleitoral esclareceu que o atendimento leva em torno de 10 a 15 minutos e alarmou para a necessidade de o eleitor levar o título de eleitor antigo, o RG e, obrigatoriamente, um comprovante de residência.

“No momento do atendimento, o atendente do Cartório Eleitoral irá colher os dados, atualizar as informações, coletar as digitais de maneira eletrônica [sem necessidade de tinta] e irá tirar uma foto do eleitor. Não há custo nenhum para a emissão do novo título com esse cadastramento biométrico. Só haverá algum custo se o eleitor não tiver votado nas eleições passadas e precisar regularizar sua situação”, disse.

Domênico Costa disse que, em caso de dúvida sobre já ter realizado ou não o cadastro biométrico, basta conferir o próprio Título de Eleitor. “Se no Título de Eleitor estiver escrito ‘Identificação Biométrica’ é porque o recadastramento já foi feito”.


CARTÓRIO ELEITORAL

O Cartório Eleitoral sanjoanense fica localizado na rua Dilo Gianelli, 88, Parque das Nações. Os atendimentos, que antes dessa revisão eram realizados no local, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, agora ocorrem nos mesmos dias e têm início às 9h, se estendendo até as 18h.

“Acredito que em algum momento o atendimento aconteça também com plantões aos sábados. A gente aconselha que o eleitor não deixe para a última hora para realizar esse recadastramento”, finalizou.
Compartilhar este artigo em:diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Comentários

Nenhum comentário.

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum