avatar
Admin
Mensagens : 291
Data de inscrição : 25/11/2018
Ver perfil do usuáriohttp://www.canalinterativoonline.com
18052019

Rotatória entra em fase de finalização da terraplanagem Pag3-c10



Rotatória entra em fase de finalização da terraplanagem



A obra da rotatória entre as avenidas Durval Nicolau e Oscar Pirajá, que promete melhorar o trânsito de acesso às vias, está em fase de finalização da terraplanagem. Com isso, a construção que teve início no dia 28 de janeiro deve ser concluída no dia 27 de julho, conforme previsão da Prefeitura de São João.


O valor total da obra é de R$ 772.986,48, verba essa que em sua maioria foi repassada para a administração municipal pelo governo federal. Quando a obra for finalizada, a prefeitura dará início à construção de uma praça, com diversos equipamentos de lazer, anexa à rotatória. A previsão é que essa obra comece logo em janeiro de 2020, assim que o Pátio Centralizador, anexo à rotatória, for transferido para o novo espaço que está em construção na rodovia que liga São João a Aguaí.


A ROTATÓRIA

De acordo com o engenheiro Júlio Lino, chefe do Departamento de Planejamento da prefeitura, neste momento, com a fase final da terraplanagem, a administração municipal está fazendo toda infraestrutura para dar estabilidade à rotatória.


“A obra segue em ritmo grande. Estamos em uma fase de conclusão da terraplanagem e isso já está bem avançado. Quem passa pelo local já consegue visualizar a rotatória em si. Estamos, agora, fazendo toda a parte estrutural, para dar estabilidade à rotatória”, explicou.


Os trabalhos desta parte de terraplanagem devem consumir 50% dos recursos investidos na obra. Estão sendo depositados no local cerca de 25 mil m³ de terra – aproximadamente 4.200 viagens de caminhões -, para que seja feito o nivelamento do solo. O projeto ainda prevê o plantio de 6.500 m² de grama para ornamentação, construção de 600 m² de calçada e 2.000 m² de pavimentação asfáltica.


MUDANÇA NO TRÂNSITO

Em virtude das obras de construção da rotatória, o Setran (Setor de Trânsito) fará alterações no trânsito, naquela região, a partir desta terça-feira (21). Por isso, o órgão municipal solicita a motoristas e pedestres que redobrem a atenção ao acessar as referidas avenidas, no trecho em obras, bem como nas vias paralelas.


Os desvios serão devidamente sinalizados com placas e os agentes de mobilidade urbana estarão no local, em horários de maior movimento, para orientar e garantir a segurança de motoristas e pedestres. Ainda de acordo com o Setran, o prazo para a normalização do tráfego é de 60 dias.


Os motoristas que vierem do Centro pela avenida Dr. Oscar Pirajá Martins para acessar a avenida Dr. Durval Nicolau deverão utilizar a rua João Michelazzo ou a rua Joaquim Jose C. Oliveira. No sentido Vila Brasil, não haverá alteração de trajeto.


Os condutores que estiverem no sentido Centro, pela avenida Dr. Oscar Pirajá Martins, na chegada do cruzamento com a avenida João Goulart, deverão entrar à esquerda e no primeiro cruzamento, com a rua Augusta Simões, virar à direita no sentido de retorno à avenida Dr. Oscar Pirajá Martins. Caso prefiram seguir pelo sentido avenida Durval Nicolau, podem atravessar a Oscar Pirajá Martins e continuar pela rua João José C. Oliveira, sentido Mantiqueira.


No sentido bairro/Centro, pela Durval Nicolau, os motoristas deverão acessar a rua Walter Torres e entrar na rua João Michelazzo ou seguir em frente. Será liberada a continuidade da Durval Nicolau para apenas acesso local para embarque e desembarque da Escola Anglo, comércios e residências da Durval Nicolau próximos à obra.


Já na rota bairro/Centro pela avenida João Goulart, os motoristas em sentido Centro deverão entrar à esquerda na rua Augusta Simões. Para os que forem acessar a Oscar Pirajá Martins, no sentido Vila Brasil, o trajeto continua normal.


Praça ao redor da obra será construída após mudança do Pátio
Ao mesmo tempo em que finaliza as obras da rotatória entre as avenidas Durval Nicolau e Oscar Pirajá, a Prefeitura de São João já prepara projeto para construir uma praça, com diversos espaços de lazer, anexa ao empreendimento, no local em que atualmente funciona o Pátio Centralizador da administração municipal.


Com a previsão de finalizar a obra do novo Pátio, na estrada velha que liga São João a Aguaí, até dezembro, o espaço de lazer deve começar a ser construído logo em janeiro de 2020, quando os departamentos da prefeitura forem transferidos para o novo local.


De acordo com o engenheiro Júlio Lino, chefe do Departamento de Planejamento da prefeitura, já existe um pré-projeto de construção da praça, com diversos espaços de lazer para a população sanjoanense.


“Terminando a rotatória, a gente entra na parte de projeto para a praça. Já existe um pré-projeto que está sendo estudado. Pretendemos fazer pista de caminhada para ser mais um espaço de lazer para a população sanjoanense. Esse projeto deve ser entregue para o prefeito [Vanderlei Borges de Carvalho] nos próximos meses, para que, ao final da obra da rotatória, possamos dar andamento à construção da praça, em 2020”, pontuou.


PÁTIO CENTRALIZADOR

O atual Pátio Centralizador da prefeitura funciona desde a década de 1980 no local. No espaço, funcionam os Departamentos de Serviços, Obras e Infraestrutura; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; Recursos Humanos e Administração. Ao todo, 243 servidores trabalham nas atuais dependências, segundo o Departamento de Recursos Humanos.


O novo Pátio, na estrada velha que liga São João a Aguaí, teve a obra iniciada em 2013 e a previsão inicial era de que a obra fosse entregue pela administração municipal em dezembro de 2014. No entanto, em 2017 a construção não havia nem mesmo começado e, à época, a prefeitura apontou que “problemas com verbas devido à queda de receitas” fizeram com que a expectativa não fosse alcançada.


Desde o ano passado as obras começaram a ser aceleradas e, atualmente, diversos prédios que vão ocupar os departamentos da administração municipal já foram construídos, além de outros que estão em fase de finalização. (F.J.)
Compartilhar este artigo em:diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Comentários

Nenhum comentário.

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum